A hora certa de desistir

Nas últimas semanas tomei algumas decisões importantes para o meu futuro. E, por incrível que pareça, não comecei nenhum projeto novo (pelo menos por enquanto haha)!

Tão ou mais importante do que falar sim para novos projetos, é falar não, tanto para coisas novas quanto para coisas que você já está envolvido.

E foi isto que eu fiz. Foram semanas de dizer não para grupos que eu participava, além de ter tomado a decisão de encerrar o meu Instagram profissional.

Foto por Farrel Nobel no Unsplash

Por que eu parei de fazer várias atividades?

A verdade é que, como empresário, temos muitas atividades diferentes e continuamos com as mesmas 24 horas que todos tem. Sendo assim, notei que estava envolvido em mais projetos do que estava sendo saudável para mim no momento e decidi priorizar minha saúde física e mental – até porque isso me ajuda a ser mais produtivo nos projetos que realmente são mais importantes.

Lendo o livro Shape Up, do Basecamp, uma das coisas mais interessantes que eles falam é que: a resposta para todo novo projeto é não. A partir daí, a ideia pode ser melhor estruturada e as pessoas podem refletir se realmente é interessante fazer ou não.

Ou seja, independente do quão boa é a ideia, a primeira resposta é sempre não.

Esta é a filosofia que adotamos na Y e é algo que me fez refletir também para a minha vida pessoal.


Como tomei a decisão de dizer não?

Você talvez esteja pensando: “ok, uma coisa é falar não para todos os novos projetos, mas como eu decido o que eu faço hoje e que não deveria mais fazer?”. Então chegou a hora de falarmos sobre alguns pontos que eu considerei para eliminar algumas atividades da minha vida:

1. Qual é o resultado que tenho com a atividade?

A primeira coisa a ser considerada é: esta atividade me leva para alguma das minhas metas, sejam elas profissionais ou pessoais? Se não levam ou se o resultado poderia ser muito maior com alguma outra atividade, é um ponto a favor da eliminação.

2. Quanto tempo por semana eu gasto fazendo esta atividade?

Seja sincero: quanto tempo por semana você gasta com as atividades que mais te dão resultado? Quanto tempo você gasta com atividades que não melhoram ou não dão resultado?

Se a relação entre resultado e tempo gasto estiver muito desproporcional, é mais um ponto para eliminação.

3. Qual é o custo emocional que eu tenho com essa atividade?

O custo emocional é um dos mais importantes a ser levado em consideração, porque quanto mais estressante/angustiante for uma tarefa, mais isso vai afetar em outras tarefas. Assim, você não só estará gastando muito tempo para não ter muito resultado naquela tarefa específica – você também estará atrapalhando todas as outras tarefas/áreas da sua vida.

4. Outros pontos a considerar

Outros pontos posso considerar, como custos financeiros, outros efeitos inerentes àquela atividade…


Um exemplo para deixar mais fácil…

Como exemplo, posso citar o porque decidi eliminar o meu Instagram profissional:

  1. Resultados muito abaixo do esperado;
  2. Produzir conteúdo estava me tomando aproximadamente 10 horas por semana (muito alto);
  3. Ter toda essa dedicação e nenhum resultado estava me estressando muito e deixando ansioso (alto custo emocional);
  4. Já tinha gastado algum dinheiro ali entre equipe e tráfego pago,

Assim, a decisão mais coerente foi realmente eliminar esta atividade da minha vida, de maneira que eu pudesse me dedicar mais a atividades que me gerassem resultado e também à minha vida pessoal.


Citação do dia

Existe uma frase que se liga diretamente a este tema que é: “quando estiver cansado, aprenda a descansar e não a desistir” (infelizmente não lembro onde vi isto). Então, mesmo que este texto tenha sido sobre eliminar atividades, sempre tenha o cuidado de analisar se você só está cansado ou se você realmente precisa parar de fazer a tarefa – use o passo a passo para te ajudar nesta decisão.


A minha recomendação

Esteja sempre atento ao que você pode simplificar ou eliminar na sua vida. Isso vai ajudar com que você tenha menos ansiedade, mais produtividade e uma vida mais feliz e equilibrada. Focar nas atividades que você tem mais talento e que gosta mais pode ajudar inclusive a ter um resultado ainda maior.

Você pode se interessar pelo texto Criação estratégica de hábitos, que escrevi há alguns meses..


Reflexão do dia

Quais tarefas você precisa eliminar da sua vida?

More info

plugins premium WordPress