Como é o seu DEAL?

Esta semana eu conheci um app que resume livros em áudios de 12 minutos. Consegui escutar alguns, mas um em especial me chamou a atenção.

Trabalhe 4 horas por semana, do Timothy Ferriss, é um livro sobre produtividade muito conhecido e bem falado e, apesar de já ter começado a ler, acabei não prosseguindo a leitura e decidi que este seria o primeiro livro que escutaria no app.

Este livro traz conceitos interessantes, como por exemplo o questionamento de por que devemos esperar para aproveitar a vida apenas quando estivermos aposentados?

Além disto, ele nos apresenta um método de produtividade chamado DEAL. Achei tão legal que decidi, além de aplicá-lo em minha vida, compartilhar com vocês.

Foto por Dino Reichmuth no Unsplash

Por que isso é importante?

Um método é uma sequência de passos estruturada de maneira lógica para facilitar chegar a um objetivo de maneira mais rápida e previsível.

O método DEAL te ajuda a pensar de forma estratégica como você pode focar no que realmente importa para viver a vida que você deseja, e eliminar tudo o que não te ajuda a fazer isto.

O método DEAL

Definir:
Saiba o que você quer.

Nesta etapa, a idéia é listar 5 coisas que você quer ter, 5 coisas que você quer fazer e 5 coisas que você quer 5 daqui 6 meses e daqui 12 meses. Depois disto, escolha 4 destes 15 itens que são os prioritários que podem mudar tudo se você os fizer.

Calcule o custo total de ter estas coisas e divida pelo número de dias para saber quanto de dinheiro você precisa fazer por dia para conseguir o que quer (dica: adicione 30% como margem de segurança).

Exemplo: quero fazer uma viagem daqui 6 meses e que vai me custar 1.800 reais. temos 180 dias em 6 meses, então eu teria que fazer 10 reais por dia para conseguir fazer esta viagem (e, adicionando os 30%, eu precisaria fazer 13 reais por dia).

Eliminar:

Elimine tudo o que conseguir e foque apenas no que é importante fazer. Não queira fazer tudo a perfeição, use o princípio de pareto e saiba que 20% das coisas que você faz te dão 80% de todo o resultado que você tem.

Poucas ações e ações certeiras, é disto que você precisa para conseguir ser realmente produtivo.

Automatizar:

O que você não conseguir eliminar, automatize. O que você não conseguir automatizar, delegue.

Lembre que, para que seja delegada, uma atividade precisa realmente tomar seu tempo e também precisa ser algo que você consiga explicar exatamente o que você quer.

Nesta atividade, a padronização de alguns processos podem ser necessárias.

Libertar:

Agora que você já preparou o terreno, liberte-se do que está impedindo que você tenha a vida que você quer ter.

Citação do dia

“As coisas se dividem em duas: as que dependem de nós e as que não dependem de nós. Dependem de nós o que se pensa de alguma coisa, a inclinação, o desejo, a aversão e, em uma palavra, tudo o que é obra nossa. Não dependem de nós o corpo, a posse, a opinião dos outros, as funções públicas, e, numa palavra, tudo o que não é obra nossa. O que depende de nós é, por natureza, livre, sem impedimento, sem contrariedade, enquanto o que não depende de nós é fraco, escravo, sujeito a impedimento, estranho.”

AURÉLIO, Marco. Meditações de Marco Aurélio (p. 7). Textos para Reflexão. Edição do Kindle.

A minha recomendação

A base do livro trabalhe 4 horas por semana é a de que você não deveria esperar até sua aposentadoria para curtir sua vida. Tente adicionar coisas que te façam feliz no seu dia a dia e planeje tirar mini aposentadorias as vezes, respeitando o que for o possível para você.

Para refletir

Quanto do seu tempo você realmente dedica para as coisas que vão te levar a fazer as coisas que você quer fazer em sua vida?

More info

plugins premium WordPress