Você sabia que não precisa fazer projetos muito complexos ou que durem muito tempo para ter mudanças significativas em seu negócio?
Por mais que fazer melhorias estruturais na sua empresa possa parecer distante, a verdade é que isso não precisa ser assim. Adotar metodologias ágeis pode facilitar – e muito – o aumento de resultados na sua empresa.
Seja sincero comigo: você já planejou alguma coisa e, por ainda não estar perfeito, isto nunca saiu do papel?
Eu aposto que sim, acontece com todo mundo. A pergunta é: quantas vezes isso aconteceu (ou ainda acontece)?
Assim, te convido a fazer o caminho inverso: pense no seu projeto e coloque um prazo entre 1 e 6 semanas para ele estar completamente pronto. Não pode ser mais de 6 semanas.
“Ah Victor, mas se meu projeto é muito grande e requer bem mais de 6 semanas?”
Ajuste o escopo do projeto. O foco dos projetos de melhoria devem ser focados em resolver o problema que eles se predispõe a resolver. O foco dos projetos de melhoria não é ser perfeito ou mudar completamente a sua organização.
Pequenas melhorias incrementais feitas de formas consistente vão te levar muito mais longe do que um projeto gigantesco, robusto e que nunca nem vai sair do papel.
Por que isso é importante?
Sem termos limitações reais em um projeto, queremos fazer tudo e acabamos não fazendo nada. O projeto nunca está perfeito, a ideia nunca está pronta. O perfeccionismo ataca (também gosto de chamar o perfeccionismo de procrastinação).
É sempre bom lembrarmos da Lei de Parkinson, que diz que o trabalho tende a se expandir pelo tempo que temos para fazê-lo. Então se você tem 1 ano para completar a missão, você vai levar um 1 ano. Se você tem 1 mês para completar a mesma missão, você vai fazer em 1 mês.
Ter uma limitação temporal te ajuda a começar e terminar pequenos incrementos de melhoria que, no final de um ano, farão toda a diferença nos seus resultados. Imagine quantas melhorias você pode fazer na sua empresa que durem 1 a 6 semanas, por exemplo.
Ter poucas semanas para executar um projeto de melhoria também te ajuda a focar no que realmente é importante. Já que sabemos que temos pouco tempo, perdemos menos tempo com coisas inúteis e focamos no que realmente importa para resolver nossas questões – e de maneira mais criativa.
Podemos pensar no princípio de Pareto – 20% das coisas que fazemos gera 80% do nosso resultado. Assim, foque nos 20% mais importantes e passe para outro projeto de melhoria em seguida. (caso você precise de uma ajuda para saber o que priorizar, leia o texto A hora certa de desistir).
Citação do dia
“O foco e o estado presente fazem agir com inteligência diante de uma oportunidade, inclusive para perceber quando não é boa para o que você quer.”
Moraes, Joel. Esteja, viva, permaneça 100% Presente (p. 86). Editora Gente. Edição do Kindle.
A minha recomendação
Comece ainda hoje um projeto de melhoria de curto prazo na sua empresa. Defina um problema que você quer resolver e qual é o seu apetite (número de semanas – de 1 a 6) que você está disposto a passar nesse projeto. Depois disto, defina o escopo que caiba (de forma realista), dentro destas semanas.
Para refletir
Quanto tempo, em média, você leva nos seus projetos de melhoria? O que aconteceria com seus resultados se você limitasse o tempo que tem disponível para fazer?