No último sábado tive a reunião semanal do meu clube do livro e analisamos o livro Trabalhe 4 Horas Por Semana. Em princípio este nome parece ser meio estranho e, talvez até, um livro para enganar as pessoas, mas a verdade é que ele nos fez revisar e questionar muita coisa das nossas rotinas. E mais do que isto, a pergunta fundamental do autor durante todo o livro é: o que é importante para você?
Dois dos conceitos mais interessantes do livro são duas leis: a lei de Pareto e a lei de Parkinson. Levando a sério estas duas leis, acredito que conseguimos alcançar níveis interessantes de produtividade.
O que é a Lei de Pareto?
A lei de Pareto, que eu já estava bem familiarizado pelos meus 13 anos de experiência em consultoria em gestão, diz que apenas 20% das coisas que fazemos gera 80% do nosso resultado. Ou seja, 80% das coisas que fazemos servem muito mais para nos ocupar do que realmente para nos trazer resultado.
Uma coisa interessante sobre a lei de Pareto: eu sempre usei para implementar novas ações em meus projetos, mas eu esquecia de usá-la para eliminar as tarefas que faço. Nas últimas semanas, eu me dediquei muito mais a eliminar tarefas do que a criar tarefas novas – e já vejo muita coisa mudando em minha vida.
O que é a lei de Parkinson
A segunda lei, a lei de Parkinson, nos diz que o tempo de execução de uma atividade se dilata de acordo com o prazo que temos para executá-la. Ou seja, se temos 1 hora para fazer algo, levaremos esta 1 hora. Se temos 20 dias para fazer a mesma tarefa, terminaremos em 20 dias.
Definir tempos curtos para completar tarefas nos ajuda a planejar a atividade de maneira mais criativa e a terminá-la em um tempo menor.
Com certeza continuarei a implementar essas duas leis de maneira consistente na minha vida e pretendo continuar a eliminar as atividades cada dia mais. Lembre-se: tão importate quanto aceitar novas oportunidades é eliminar o que não faz sentido.
Citação do dia
“Aqui há dois truísmos para ficar em sua cabeça:
Ferriss, Timothy. Trabalhe 4 horas por semana (p. 98). Planeta. Edição do Kindle.
1. Fazer algo desimportante não o torna importante.
2. Tomar muito tempo não torna uma tarefa importante.
Desse momento em diante, lembre-se disto: O que você faz é infinitamente mais importante de como você faz. Eficiência é uma coisa importante, mas é absolutamente inútil, a menos que seja aplicada às coisas certas.”
A minha recomendação
Comece ainda hoje a refletir sobre o que não te da resultado e elimine estas tarefas (ou delegue o que não for eliminável). Depois disto, reduza o tempo que você planeja finalizar cada atividade.
Talvez você goste de ler o meu post: A hora certa de desistir.
Para refletir
Se você só pudesse trabalhar 2 horas por dia, quais as atividades você manteria e quais você eliminaria? O que realmente te dá resultado?